quinta-feira, 30 de maio de 2013

Reitoria convidou ADGF para participar da audiência pública com o Vice-Presidente dos Estados Unidos da América





Na quarta-feira, 29 de maio de 2013, a ADGF foi convidada a participar da palestra oferecida pelo Vice-Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O evento ocorreu no Pier Mauá. O Reitor convidou 20 professores da Universidade para participarem daquela ocasão. 




Foram, representando a diretoria da ADGF, os professores Ronaldo Louro e Jorge Atilio Iulianelli. O discurso do Vice-Presidente Joe Biden foi precedido pelo do CEO da Odebrecht, no qual afirmava a relevância das relações entre Brasil e Estados Unidos, também no campo comercial.


Professores Ronaldo, Jorge Atilio, Antonio Mol, Talita e Ana

O senhor Joe Biden, Vice-Presidente dos Estados Unidos da América, reconheceu em seu discurso o papel do Brasil como Global Player. Notou as mudanças ocorridas na América Latina, com o estabelecimento de um período longo do binômio democracia e desenvolvimento, entre os quais inexiste disjuntiva. 

Elogiou o Brasil por suas políticas sociais, fome zero, bolsa família, e pelo desempenho econômico que foi capaz de tirar milhões da linha da pobreza e inserir milhões nas camadas intermediárias da sociedade. Notou que entre os governos mais recentes se logrou essa proeza. Na qual se combinaram políticas que permitiram a empresas como a Embraer fazer rápidos desenvolvimentos, bem como com as tecnologias de produção agroindustrial. Notou que o Brasil se tornou a 7ª economia do planeta e tem um papel importante por isso, também. Afirmou que interessa aos Estados Unidos que o Brasil atue conjuntamente com eles, e isso, também, deve ser interesse do Brasil.
Depois afirmou quatro pontos dessa cooperação, para ele possíveis e necessárias, entre o Brasil e os Estados Unidos:



O primeiro, foi a questão do intercâmbio tecnológico: Brasil domina a tecnologia dos biocombustíveis, eles a da prospecção em grandes profundidades (Pré-Sal);  



O segundo era o intercâmbio de IED (investimento externo direto), os Estados Unidos estão prontos para receber investimentos de empresários brasileiros, e há empresários estado-unidenses interessados em investir no Brasil; 



O terceiro era ir além do apoio dos Europeus em soluções Sul-Sul, o Brasil poderia ajudar aos Estados Unidos nessas questões, uma vez que possui maior credibilidade e confiabilidade no Sul; 

Finalmente, a grande questão, cooperação internacional se faz com pessoas, e o passo fundamental é a educação, então o intercâmbio de estudantes, em ambos os países, nas melhores universidades, é fundamental.

DOCENTES: PRECISAMOS MANTER AS MENSALIDADES DA ADGF

Caros Docentes;

Nós estamos regularizando a conta bancária da ADGF para podermos receber as mensalidades. Teremos, depois dessa regularização, reunião com a Mantenedora objetivando o desconto em conta, autorizado pelos associados, para a associação. Enquanto isso não está regularizado, precisamos criar um mecanismo de arrecadação das mensalidades. A proposta atual é a seguinte:

Receberemos as mensalidades numa conta em nome de nosso Tesoureiro, o Prof. MsC. Claudio Passos, os dados da conta são os seguintes:

Banco Mercantil
Agência - -0608
Conta Poupança - 01010147-5 sequencial 501

Claudio Azevedo Passos - CPF 985271937-87

A mensalidade acordada em Assembleia é de R$ 10,00. Sugerimos aos que puderem que depositem até R$ 50,00. Se for possível, que guardem os comprovantes de depósito e o apresentem em nossa próxima assembleia aos 10 de junho de 2013.

Informaremos posteriormente um e-mail do Prof. Claudio Passos para que seja passada diretamente a informação do depósito a ele.


CONTINUIDADE DA INTERVENÇÃO DO MEC

A Comissão Permanente de Avaliação do MEC elaborou uma série de questões que a Mantenedora deve responder. Não tivemos acesso a este documento, porém sabemos que há muitas propostas que podem favorecer nossa atuação acadêmica, até mesmo com propostas que viabilizem o vestibular em 2013.2. Na próxima semana a Comissão Permanente estará no Rio de Janeiro. Fiquemos atentos, acompanhemos a comissão. Não percamos nosso fôlego de organização e mobilização para termos viva e sempre em processo de contínuo aperfeiçoamento a nossa UGF.

PARA ACOMPANHAR OS PAGAMENTOS

Alguns docentes fazem perguntas sobre o que consta no Termo de Compromisso com referências aos percentuais a serem pagos, e os outros compromissos firmados pela Galileo. Abaixo você pode ler o Termo (para ler, clique na imagem):


Atividades de extensão e pesquisa de membro da direção da ADGF

O Prof. Dr. Jorge Atilio Silva Iulianelli, secretário geral da ADGF, desenvolve ações de extensão que são interessantes para a nossa comunidade acadêmica. Entre os dias 19 e 26 de maio esteve em Havana, Cuba, participando da Consulta Latinoamericana sobre Direitos Reprodutivos e Sexuais, promovida por UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) e pelo (CLAI) Conselho Latino-americano de Igrejas, e, em seguida, da VI Assembleia do Conselho Latino-Americano de Igrejas - há nota do professor sobre a assembleia em http://www.koinonia.org.br/comunicacao-noticias-detalhes.asp?cod=1933. Entre os dias 3 a 5 de junho o professor participará da Globopolis-Eurodad Conference 2013, na cidade de Praga, república Checa. Eurodad é uma rede de organizações não-governamentais europeia que discute os temas referentes à dívida e ao desenvolvimento, que reúne 48 organizações. A Conferência é bianual, e neste ano a ênfase é sobre consequências e soluções para a crise econômico-financeira iniciada em 2008. Maiores informações sobre Globopolis em http://eurodad.org/1543649/.

REUNIÃO ENTRE A DIREÇÃO DA ADGF E A GALILEO DIA 19 DE MAIO DE 2013

Aos 19 de maio de 2013, na sede da Galileo, reuniram-se diretores da ADGF com a direção executiva da Galileo Educacional. Na pauta estavam as questões referentes a posse dos órgãos colegiados, a proposta do plano de saúde, o pagamento referente ao mês de maio, e outros temas. Sobre a definição da posse dos órgãos colegiados havia a questão de duas publicações do Estatuto da UGF, uma das quais afirmava que a presidência do Colégio Universitário seria do Chanceler, e outra na qual se dispunha que a presidência é do Reitor. Verifica-se que há documentação chancelada para a segunda disposição. Em relação ao plano de saúde, a mantenedora afirma que poderá dispor a condição de desconto em folha se for anuído pelos docentes. Em relação ao pagamento do mês de maio, o qual está previsto para ser a integralidade do salário, a afirmação que a Galileo ofereceu é que está previsto, não há sinais de problemas para este pagamento.

DIREITOS DOS DOCENTES: PROPOSTA DE PLANO DE SAÚDE

A Direção da ADGF está buscando um mecanismo para que haja acesso para a comunidade dos docentes a um plano de saúde que seja acessível às nossas condições. Foi feito contato com uma empresa de avaliação desses serviços, que está averiguando as condições. Também foi discutido com a Galileo Educacional a possibilidade do desconto em folha dos que aderirem à proposta que venha a ser apresentada. Aguardemos novos resultados brevemente.

E OS ÓRGÃOS COLEGIADOS?

Uma das cláusulas fundamentais para o ensino superior, no Brasil, é a autonomia universitária. Isso significa que a comunidade acadêmica dever ser proficiente para avalizar os procedimentos acadêmicos (papel normatizador) e capaz de oferecer respostas às necessidades da comunidade local, estadual, regional, nacional e até internacional (extensão e pesquisa). Uma Universidade não é, como sabemos, apenas um espaço no qual há aprendizagem significativa, por meio da docência. Ela é um espaço social criativo, inspirador, transformador: é promotora da cidadania, da solidariedade e da justiça social, por meio da docência, pesquisa e extensão. Para isso, os órgãos colegiados são instâncias fundamentais. Demos um passo importante com a eleição e os atos de nomeações dos titulares e suplentes do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino e Pesquisa. No entanto, ainda não houve as sessões de posse de ambos os conselhos. Há problemas de interpretação do Estatuto que estão sendo dirimidos entre Reitoria e Mantenedora. Para nós, docentes, permanece a exigência que os órgãos colegiados passem a funcionar o mais brevemente possível.

Cabe aqui, ainda, duas outras considerações:

* Não houve reativação da Comissão Própria de Avaliação. A ADGF acredita que é fundamental que seja retomada esta comissão.

* Também a Comissão Local do Prouni é um instrumento de Controle Social e deve estar na pauta da comunidade acadêmica sua ativação e a prestação de contas de seus serviços.


UMA SEMANA COMPLEXA: 12 a 16 de maio de 2013.

A semana de 12 a 16 de maio teve um grau de complexidade que nos deixou a todos da comunidade acadêmica da UGF preocupados. Felizmente, as ações da ADGF, combinadas com a de demais atores da comunidade acadêmica, como o Camed e a Reitoria, e em diálogo com a Galileo, foram suficientes para as reversões necessárias naquele momento. É necessário que a comunidade acadêmica, em especial os docentes, permaneçam organizados e mobilizados para que a nossa UGF seja um projeto possível!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Acolhimento de Jovens durante a Jornada Mundial da Juventude 2013

A Jornada Mundial da Juventude é um evento da Igreja Católica, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 23 a 28 de julho. 400 jovens ficarão hospedados nas dependências da UGF, na Piedade, em especial na quadra de esportes. Haverá às sextas-feiras, no campus Piedade, celebração eucarística, sempre às 11h30, na capela ou no MR, caso chova.

MEDICINA

Estão ocorrendo Simpósios científicos das especialidades dos cursos de Medicina.  O de Clínica-Cirúrgica será aos 15 de maio, promovido pela Liga Acadêmica de Dermatologia. No mesmo dia, ocorrerá Simpósio da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica que abordará o tema cirurgia reparadora versus cirurgia estética. Maiores informações no site da UGF.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

ATA DA ASSEMBLEIA DA ADGF


ATA DA ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES DA UGF

DATA:9  DE MAiO DE 2013
LOCAL: AUDITÓRIO E, sala 708, MR

A Assembleia foi iniciada às 17h30. Esta é a segunda assembleia após o final da greve, aos 10 de abril de 2013. Estavam presentes a direção da ADGF, do Sinpro-RJ e 17 professores, de todas as três grandes áreas, a saber, Exatas, Saúde e Humanas. Foram prestados informes sobre os processos de negociação para a regularização das condições de docência e da vida acadêmica na UGF, os quais trataram: a) do processo de acompanhamento do MEC à UGF, incluindo a Mesa Paritária, a vinda dos avaliadores e as respostas ao Despacho; b) a reunião da Direção da ADGF com a Direção Financeira da Galileo sobre o pagamento da parcela de 80% do salário de abril; c) a participação da ADGF no 1º Simpósio do Curso de Medicina, no qual o Prof. Ronaldo Louro participou da mesa juntamente com a Associação de Pais de Alunos e o CAMED, discutindo pendências e soluções para o curso; d) o resultado da campanha salarial, conduzida pelo Sinpro-Rio que resultou na reposição de perdas conforme o INPC, num total de 7,22% a ser pago em abril e outubro de 2013. Feitas as observações concernentes aos informes, foi dada continuidade à discussão da pauta, que incluía 1. os encaminhamentos para a efetivação da Comissão Paritária para Acompanhamento de Salários; 2. o levantamento de problemas para as condições de trabalho docente e encaminhamentos aos mesmos; 3. a indicação de pendências prementes a serem encaminhadas junto à direção da Galileo e, 4. finalmente, os desdobramentos acadêmicos da greve, tais como a avaliação do resultado das eleições para os órgãos colegiados e a editoração da revista ensaios de greve. Sobre o primeiro ponto, foi avaliado que aos 10 de maio a direção da Galileo terá dua deliberação, a qual nos informará e a partir daí será encaminhada a efetivação da Comissão. Sobre o segundo ponto, se decidiu elencar o conjunto de problemas levantados pelos docentes e encaminhar, por meio da Reitoria, a solicitação de solução dos mesmos com a Prefeitura do Campus da UGF, uma vez que são questões referentes a segurança, higiene e disponibilidade de equipamentos didáticos para a atividade docente. Sobre a questão seguinte, as pendências prementes, tais como FGTS e INSS atrasados, haverá agendamento de reunião entre as diretorias da ADGF e Galileo para abordar o tema e construir soluções para os problemas mencionados; finalmente, sobre a revista ensaios de greve o encaminhamento foi buscar os mecanismos para aviá-la; as eleições para os órgãos colegiados transcorreram com participalçao de 31% do corpos docente como eleitores, e pode eleger os representantes docentes do CONSUN e do CEP, os quais têm seus nomes divulgados em nosso Blog e o número de votos em informe afixado nas salas dos docentes.  A assembleia deliberou que a direção da ADGF deve realizar uma reunião com os  eleitos para tomar ciência de suas propostas para os conselhos. A assembleia deliberou. também, que se mantém como calendário de assembleias futuras, ordinárias, o segundo dia útil, após o quinto dia útil, quando o mesmo for sábado, a assembleia será na segunda subsequente. A avaliação geral foi que os processos de regularização da vida acadêmica, incluindo o pagamento dos salários em dia, parece estar em curso. Foi avaliado muito positivamente que estejam ocorrendo várias atividades científicas, como seminários, dos diferentes cursos, e que o simpósio de  busca de soluções para o curso de Medicina é um passo necessário para que se desvendam caminhos novos para o aprimoramento da excelência acadêmica que esperamos de nossa UGF.
  
A próxima assembleia está agendada para o dia 10 de junho de 2013, segunda-feira.

Direção da ADGF

I SIMPÓSIO DA MEDICINA DA UGF

Aos 9 de maio ocorre o I Simpósio da Medicina. A idéia do evento é identificar questões e apresentar propostas de soluções a partir da comunidade acadêmica. O Coordenador do Curso de Medicina da UGF, Prof. Marco Auréilo A. Montes, convidou à ADGF para participar do evento. Participará, pela Direção da ADGF, o Prof. Ronaldo Leme Louro. Todos desejamos excelente êxito ao Simpósio para o bem do curso Medicina e de nossa UGF!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Informação oficial da Galileo sobre a portabilidade


Prezado Professor,

Informo que os pagamentos relativo ao salário de abril de 2013 foram creditados nas contas de todos os docentes e funcionários administrativos. Contudo quem tem contas em outros bancos – portabilidade – o crédito só será visualizado amanhã.
Cordialmente,

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Galileo
Alex K. Bezerra Porto Farias
Diretor Presidente
Galileo Administração de Recursos Educacionais S.A.
Rua Sete de Setembro 66, 9º andar, Centro, Rio de Janeiro - RJ
Tel: 55 21 25365088

CONTROLE SOCIAL: INICIAM INFORMAÇÕES DE RECEBIMENTO DA PARCELA

Alguns docentes iniciam a informar que o saldo da parcela referente ao salário de abril está sendo visualizada. A direção da Galileo informou, ontem, que a visualização para os que recebem por meio de portabilidade também deverá ocorrer no dia de hoje.

A direção da Galileo informou que apreciará a conformação da Comissão Paritária para Acompanhamento de Salários aos 10 de maio.

Continuamos avançando nos processos de fortalecimento da UGF. Estes são mais passos na direção da defesa da UGF.

Direção ADGF

Termo de Compromisso: Pagamento 7 de maio

16h, pagamento ainda não visualizado!

CONTROLE SOCIAL, ESTADO DE GREVE: SALÁRIO DE ABRIL

Até o momento, 15h, não foi efetuado o pagamento da parcela de 80% do salário referente ao mês de abril, de 2013, conforme o Termo de Compromisso encaminhado pela Galileo.

domingo, 5 de maio de 2013

CONTROLE SOCIAL E ESTADO DE GREVE: EM DEFESA DA UGF

Prezados Docentes;

Estamos terminando o primeiro mês de atividades acadêmicas. Nossa UGF conquistou as eleições para os órgãos colegiados, porém, estamos no aguardo de que novas e oportunas conquistas se efetivem. Houve a visita dos professores interventores do MEC. Os mesmos ficaram de apresentar um plano de curto prazo, o qual estamos aguardando. Temos confiança que o MEC tem interesse na defesa da UGF, e que terá maestria no controle social das relações entre MEC-Mantenedora-Mantida, sem prejuízos para a comunidade acadêmica.

Se aproxima o período do próximo pagamento, conforme o Termo de Compromisso, que a Galileo se deu. Também temos informações prestadas pela Direção da Galileo que ela está encaminhando os processos de efetivação da Comissão Paritária para Acompanhamento de Salários.

Como os docentes decidiram na Assembleia que deliberou pelo retorno às aulas, ficou determinado que:

1. Estamos em permanente ESTADO DE GREVE;
2. A próxima assembleia, a ocorrer aos 9 de maio, se dará com a publicação antecipada de edital de greve;

Convocamos a próxima assembleia dos docentes da UGF:

ASSEMBLEIA DOS DOCENTES DA UGF
PAUTA: AVALIAÇÃO DE PROCESSOS ACADÊMICOS E DOS PAGAMENTOS DE SALÁRIOS
DATA: 9 DE MAIO DE 2013
HORÁRIO: 17H30
LOCAL: AUDITORIO, 8º ANDAR, PRÉDIO MR