quarta-feira, 25 de setembro de 2013

NOTAS ESPARSAS DA REUNIÃO COM A SERES MEC

A reunião está acontencendo na sede da SERES MEC. O Dep. Jacob está acompanhando a reunião pela Comissão de Educação. O secretário Jorge Messias inicia ouvindo os professores. Uma primeira observação é sobre as negociações que a Galileo Educacional, por meio da atual gestão, fez desde o início do ano.

A ADGF cometeu o equívoco de afirmar que o MEC deveria instar o MPTb. Na verdade, os visitadores indicaram que deveria ser instado o MT. Em relação ao Ministério do Trabalho ser instado pelo MEC, para tratar das pendências trabalhistas, não houve encaminhamento do MEC. Uma das questões que o MEC observa é que a intervenção do MinTrab poderia levar ao encerramento da instituição, e este não é objetivo do MEC ou da comunidade acadêmica.

Para nós, docentes da UGF são as seguintes questões fundamentais: Para início de conversa, nós queremos discutir aqui as possibilidades de alternativas para a sobrevivência da UGF como instituição de ensino superior. 1. Não há como descartar a sobrevivência institucional da UGF, não se trata de preservar estudantes saindo da IES UGF, senão preservar a UGF como UNIVERSIDADE BRASILEIRA; 2. Até este momento o MEC manteve a relação com a Galileo tratando os acordos apresentados por ela à comunidade acadêmica como o que deveria ser cumprido, não houve cumprimento de nenhum acordo. O MEC precisa tomar uma medida que interfira na gestão e pondere sobre alternativas possíveis; 3. Não havia alternativas à Mantença da Galileo, atualmente há e o MEC não pode tomar ações que prejudiquem institucionalmente uma IES que tem dado provas de competência acadêmica e qualidade de educação, que provoca a adesão de estudantes, pais de alunos, funcionários e docentes.

O Secretário Jorge Messias fez as seguintes observações: A qualidade acadêmica das instituições é o que tem feito o MEC procurar auxiliar que as instituições possam sobreviver. O MEC afirma que a IES UGFnão está em processo de descredenciamento. Não se confundem a autossustentação da Mantenedora com a capacidade de sustentação financeira da UGF. Ao que parece, as dívidas das Mantenedoras anteriores, ASESPA e SUGF, tributárias e trabalhistas, eram imensas. A Galileo foi apresentada como uma oportunidade de salvar ambas. No entanto, foi uma aventura que não está correspondendo. O projeto que a atual gestão da Galileo apresentou é para se materializar até o final de setembro. Nos preocupa porque hoje é o dia 25/9, e se o salário não foi pago, não deve ter se materializado o projeto. O projeto do MEC com a capitalização do projeto, representado por meio de liquidez, é atrelar o recurso a um conjunto de ações por meio de um Termo de Saneamento de Deficiências, que a partir da contratação do mesmo seria autorizado em novembro o levantamento da suspensão de ingresso. Ao fim do termo, com seu cumprimento integral, se suspenderia a medida cautelar de bloqueio de autonomia. Diante dos fatos, caberia uma auditoria administrativa. No entanto, o resultado disso seria o descredenciamento, que não cabe. Quais medidas alternativas?

Foi observado pelo Prof. Peixoto que está havendo desrespeito à autonomia universitária. Não é possível buscar soluções que sejam exclusivamente a da manutenção de uma Mantenedora que não tem condições de ações apenas legalistas, precisamos de soluções para o fato atual.


2 comentários:

  1. MENSAGEM NO SITE DA GAMA:

    Pagamentos Regularizados
    Caros Professores e Funcionários,
    Comunicamos que foi creditado nesta data os salários de julho e agosto, os mesmos estarão disponíveis nas Contas do Banco Mercantil a partir da 7:00 Horas de amanhã, já estando disponível para saque. Aqueles que utilizam a portabilidade o crédito entrará no curso do expediente bancário.
    Atenciosamente,

    GALILEO EDUCACIONAL
    Diretoria Executiva

    ResponderExcluir
  2. ISSO É UM ABSURDO! O MEC É O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO PAÍS MAS TIRA O CORPO FORA DESSE JEITO. ELES QUE CREDENCIARAM ESSES BANDIDOS E AGORA O SR. MINISTRO DA EDUCAÇÃO ALOIZIO MERCADANTE SÓ TÁ DE OLHO É NAS ELEIÇÕES P/ GOVERNADOR DE SÃO PAULO E RECEBENDO DINHEIRO DA GALILEO, POR ISSO NÃO TOMA MEDIDA EFETIVA DE DESCREDENCIAMENTO P/ NOSSA TRANSFERENCIA ASSISTIDA. ENQUANTO ISSO O DINHEIRO DE NÓS ALUNOS E DO SALÁRIO DOS PROFESSORES VAI P/ OS BOLSOS DESSES INESCRUPULOSOS. É MEUS CAROS, TEMOS QUE DIRECIONAR NOSSAS MANIFESTAÇÕES E REINVIDICAÇÕES DAQUI PRA FRENTE P/ O MEC, POIS FAZENDO UMA ANALOGIA, O GOVERNO DEVE (EU DISSE DO VERBO DEVER) LHE PROVER SAUDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO, CORRETO?
    SE UM BANDIDO TE ASSALTA OU TE AGRIDE FISICAMENTE, A QUEM VC RECORRE?
    À POLÍCIA E POSTERIORMENTE À JUSTIÇA P/ PUNI-LO.
    E SE O PROBLEMA É EDUCACIONAL?
    VC RECORRE AO ÓRGAO MÁXIMO DA EDUCAÇÃO E ELES SIMPLESMENTE LAVAM AS MÃOS E DIZEM QUE NÃO VÃO INTERVIR.
    O QUE SERÁ DE NÓS?
    CHEGA DISSO! BASTA! VAMOS FAZER BARULHO. VAMOS NOS UNIR AOS CAROS AMIGOS DA UNIVERCIDADE P/ FAZER AINDA MAIS PRESSÃO.
    NÃO FIQUEM SENTADOS. PARTICIPEM DAS REUNIÕES DE SEUS DIRETÓRIOS.
    DEUS NOS AJUDE

    ResponderExcluir