segunda-feira, 15 de julho de 2013

MANIFESTO DA OCUPAÇÃO DA REITORIA PELOS ESTUDANTES DA UGF

Nós, estudantes de medicina da Universidade Gama Filho, ocupamos hoje de forma pacífica, o prédio ON, reitoria dessa Universidade. Entendemos que essa ocupação é uma forma de chamar a atenção das autoridades competentes, da sociedade acadêmica e da sociedade em geral para o problema crônico em que essa renomada instituição foi submetida pela Galileo Educacional.

Estamos passando pela pior crise dos ricos 74 anos de história dessa IES, fundada em 1939. Tentamos, fracassadamente, por diversas vezes o diálogo com a Galileo, porém os diretores dessa empresa se esquivam de tal debate, chegando ao cúmulo de falar que a empresa não tem compromisso com os alunos, fato que discordamos, já que assumimos um compromisso quando nos matriculamos na Universidade Gama Filho e o renovamos todo o semestre, quando fazemos a rematrícula. Tais palavras soam como uma cuspida no rosto dos alunos e familiares, razão pela qual a universidade existe.
Essa ocupação não é um ato contra a reitoria e/ou pró-reitorias instalados nesse prédio e sim contra essa mantenedora que insiste em acabar com uma das mais tradicionais instituições do Brasil. 

Por outro lado, o MEC não cumpre o seu papel, deixando os alunos a mercê da própria sorte e utilizando medidas totalmente paliativas para amenizar a situação. Exaltamos aqui a importância da INTERVENÇÃO IMEDIATA DO MEC na nossa universidade, antes que seja tarde demais, como é de costume acontecer pelo país.

Os alunos já não aguentam mais sofrer os absurdos que são submetidos, devido à má gestão dos recursos oriundos das mensalidades. Já é a segunda greve dos professores, por falta de pagamento, em apenas um período.

Exposta a situação segue elencados as reivindicações para que possamos desocupar o prédio:

1 – Pagamento imediato do acordo dos professores.
2 – Relatório financeiro de receitas do ano de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Aging list (listagem por identificação, título, data) do contas a RECEBER de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Aging list (listagem por identificação, título, data) do contas a PAGAR de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Planilha de Fluxo de Caixa de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Planilha de orçamento de 2012 e 2013; Balancetes mensais de 2012 e 2013 (até o último mês do fechamento contábil); Relatório de financiamento vigentes até último fechamento contábil
3 – Consolidação de um compromisso oficial com os docentes e funcionários administrativos, registrado.
4 – Canal direto e permanente de diálogo com a Galileo Educacional, com reuniões periódicas .
5 – Garantia do aumento da segurança no campus e arredores.
6 – Confirmação da manutenção dos convênios para cenários práticos.
7 - Garantia de que nenhum dos alunos envolvidos na ocupação sofrerá qualquer tipo de retaliação.

Estamos totalmente dispostos e abertos à negociações.