quarta-feira, 10 de abril de 2013

ADGF: INFORME SOBRE CALENDÁRIO ACADÊMICO

Houve hoje, 10 de abril, primeiro dia letivo após a greve, reunião para avaliação do Calendário Acadêmico. Participaram da reunião, o Reitor Raymundo Romêo, o Pró-Reitor de Exatas Prof. Leonardo Souza, a Profa. Lilian, da Coordenadoria Acadêmica, pela ADGF estiveram presentes os Profs. Ronaldo e Jorge Atilio, pelo DCE-UGF estiveram presentes a aluna Fernanda, do CAMED, a aluna Gabriela, do CA Arquitetura, e o alundo Luiz do CA Geografia.

O calendário acadêmico deve atender à necessidade do MEC do cumprimento das horas-aula semestrais, e ser adequado à vida da comunidade acadêmica da UGF.

Uma proposta foi apresentada pela Coordenadoria Acadêmica, recebendo várias opiniões dos estudantes e dos docentes, que verificaram a dificuldade de grandes alterações, dada as necessidades legais, e o caso específico dos alunos da área de Saúde, que se formam em 2013.1 e tem o direito de não prestar o Enade, para que o ano letivo precisaria ser concluído dentro de prazo apropriado. Ainda assim, pequenas modificações foram feitas e toda a modificação dos procedimentos acadêmicos necessários ou estarão publicados no próprio Calendário, ou serão publicada por meio de Edital.

O calendário será publicado pela Reitoria, ad referendum do CEP, com datas que vão desde 10 de abril até 3 de agosto, para 2013.1; e 12 de agosto a 19 de dezembro para 2013.2. Ou seja, os 30 dias de greve serão recompostos pelos dias de julho e agosto, e por 17 minutos semanais de acréscimos por crédito (que serão devidamente compostos por meio de negociações entre estudantes, coordenações de curso e docentes).

A reunião para avaliação conjunta do calendário inaugura, assim, um cenário de autonomia universitária com promoção de democracia participativa. Foi uma primeira experiência, tem dificuldades, porém, na apreciação da ADGF é mais um avanço que estamos dando na direção da nossa UGF!

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. No site da universidade consta que "Foi publicado o Calendário Acadêmico referente ao primeiro semestre de 2013. O documento possui informações sobre rematrícula, período de avaliações, dentre outras.
    Acesse o ambiente aluno para visualizar o arquivo."
    Porém, o calendário continua o mesmo, ou seja, com as provas da A1 marcadas para 13/05...
    Tem certeza que refizeram o calendário, pois o mesmo está igual ao antigo.
    Grato.

    ResponderExcluir
  3. Fui ao site e também não consegui visualizar o "novo" calendário acadêmico, só há o antigo...

    ResponderExcluir
  4. acho que nao mudaram o calendario mesmo, porque o inicio das aulas continua o antigo.

    ResponderExcluir
  5. eu tbm.. nao consegui visualizar o novo ... Eles postaram uma noticia dizendo que mudaram.. mais ainda nao mudaram..

    ResponderExcluir
  6. eu acho que é porque o calendário que consta no site não é atualizado, visto que o mesmo ficou pronto ontem

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. alguém sabe dizer se já fizeram chamada ontem e hoje, infelizmente não pode comparecer esses dois dias, sou aluno de Direito

    ResponderExcluir
  9. HAHAHA

    Pq apagam comentários com criticas? Não faltei com respeito a ninguém, apenas coloquei uma opinião.

    Viva a censura!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns aos Professores e Alunos que estão tendo a sabedoria convergir para um objetivo comum, tolerando e contornando diferenças.

    Certamente haverão discordâncias, mas ceder e transigir, de parte a parte é parte da cidadania e do espírito de coletividade, sem o qual, tudo que existe é o caos !

    Vocês estão no caminho certo !

    ResponderExcluir
  11. "...e por 17 minutos semanais de acréscimos por crédito..."

    Só quero saber como isso vai acontecer. Já é foda sair da faculdade quase 22h. O entorno da faculdade não é conhecido por ser um local seguro.

    Se isso for o que to pensando, serão mais 1 hora de aula por dia. Procede a linha de raciocinio?

    ResponderExcluir